Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Memória Viva Maria Prestes

por Ana Prestes, em 24.03.11

Minha vó querida, a quem dediquei este blog... vai ser homenageada com um vídeo sobre sua vida.

 

 

Texto do Release:

 

"O vídeo com o depoimento da militante comunista Maria Prestes – companheira por quatro décadas de Luiz Carlos Prestes, o “Cavaleiro da Esperança” – ao Projeto Memória Viva será apresentado no dia 29 de março, terça-feira, às 19h, no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro - CEDIM/RJ (Rua Camerino, 51 - Centro, Rio de Janeiro).
 
Filha do militante comunista João Rodrigues Sobral (“Camarada Lima”), Maria Prestes - nascida Altamira Rodrigues Sobral na cidade de Recife, Pernambuco – tem uma biografia marcada desde cedo pela luta ideológica, pela clandestinidade, pelo exílio e pela superação.
 
Designada em 1952 para integrar a equipe responsável pela segurança de Luiz Carlos Prestes em um “aparelho” em São Paulo, tornou-se sua companheira, mãe de 9 de seus 10 filhos, e a seu lado conheceu de perto os bastidores da história política da esquerda nacional e internacional da segunda metade do século XX.
 
Sobre o Projeto Memória Viva
 
Apostando na possibilidade oferecida pela história oral como metodologia fundamental ao acesso a informações a respeito de passado(s) recente(s), bem como à compreensão de lacunas não preenchidas pela história escrita, o Espaço Cultural Cedim Heloneida Studart desenvolve desde 2002 o Projeto Memória Viva, registro audiovisual de depoimentos de mulheres de reconhecido vigor em suas trajetórias.
 
Em nove anos de existência, o projeto pôde constituir, com o apoio da Faperj, um substancial acervo histórico destinado ao estudo e à pesquisa, que incluem os depoimentos da ativista política Elza Moneratt, da líder quilombola Vó Rosa, das atrizes Ruth de Souza e Norma Geraldy, da socióloga Jacqueline Pitanguy, da ex-governadora do Estado do Rio de Janeiro Benedita da Silva, das jornalistas Miriam Leitão e Ana Arruda Callado, das escritoras Nélida Piñon e Rose Marie Muraro, da deputada Heloneida Studart, entre outras.
 
Criado em 1987, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro - CEDIM/RJ faz parte da Superintendência dos Direitos da Mulher da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e há 24 anos atua na elaboração e no assessoramento de políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero. Através do Espaço Cultural Cedim Heloneida Studart, o CEDIM se propõe a estimular e a divulgar a produção artística feminina e a apresentar um olhar especial a iniciativas que visem preservar a memória de mulheres que tenham atuado no processo de construção de uma sociedade mais equânime."

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:08


1 comentário

De Nicole Fernandez Ferrer a 23.05.2011 às 12:01

desejo contactar Eunice Gutman . Teria a sua endereço de e-mail ? Obrigada
Nicole Fernandez Ferrer (Centre audiovisuel Simone de Beauvoir- Paris)

Comentar post



Cientista política e militante comunista. Altamira é uma homenagem à minha vó, Maria Prestes, e a todas as mulheres que, na luta por justiça e democracia, abdicaram do próprio nome.

Foto

 photo Ana_Prestes.jpg

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Março 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031