Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Ciência e Tecnologia na América Latina

por Ana Prestes, em 13.09.07

Romper o paradigma liberal e produzir avanços para a região


Outro dia me solicitaram pra fazer uma proposta de discussão sobre Ciência e Tecnologia na América Latina. O debate vai ocorrer no próximo congresso da OCLAE (Organização Continental Latino Americana e Caribenha de Estudantes), novembro, no Equador.


Transmiti aos colegas a opinião de que o processo de efervescência política que vive a América Latina tem tido importantes reflexos no desenvolvimento científico e tecnológico da região. Afinal, não há soberania e auto-determinação possíveis sem independência na produção do conhecimento e das ferramentas de intervenção nos diversos setores da sociedade contemporânea.

 

O grande diferencial está em como, onde e para quem se produzem as investigações. Pode ser para atender necessidades individuais, como a produção de um carro mais interativo, um auricular de MP3 mais confortável ou um cosmético anti-rugas mais eficaz. Mas, pode ser, na lógica anti-liberal, para atender as necessidades básicas das comunidades que povoam os países do continente, como o desenvolvimento de um transporte público mais humano e eficaz, desenvolvimento de hardwares e softwares próprios e acessíveis à população, desenvolvimento de pesquisas que busquem a solução para enfermidades como a malária e a dengue.


É neste contexto de rompimento com um paradigma liberal e a produção de ciência e tecnologia com um papel emancipador para as sociedades há séculos colonizadas, expropriadas e exploradas, que se encontram algumas polêmicas importantes na região. Dentre elas, a exploração do gás na Bolívia, a produção de biocombustíveis no Brasil, a privatização das pesquisas científicas em universidades da Argentina e do Chile, o desenvolvimento de culturas que dêem alternativa ao Petróleo futuramente na Venezuela, a preservação do meio-ambiente nos países da América Central.

 

Enfim, debates nesta área não faltarão para os estudantes que hoje preparam mais um congresso da OCLAE.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:25



Cientista política e militante comunista. Altamira é uma homenagem à minha vó, Maria Prestes, e a todas as mulheres que, na luta por justiça e democracia, abdicaram do próprio nome.

Foto

 photo Ana_Prestes.jpg

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Setembro 2007

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30