Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Mais sobre a Festa do Avante

por Ana Prestes, em 04.09.07
O maior encontro político-cultural de Portugal é a Festa do Avante! Leva o nome do jornal dos comunistas portugueses Avante! e tem a duração de 3 dias. Atualmente é realizada em território adquirido, a quinta (chácara) da Atalaia, na margem sul do rio Tejo, na outra margem está Lisboa Este ano os portões da Festa serão abertos às 19 horas do dia 07 de setembro e fechados no entardecer de domingo, 09 de setembro, após o sempre aguardado Comício de encerramento.
 
Um dos temas centrais da Festa este ano é a celebração dos 90 anos da Revolução Russa. Com destaque para a apresentação da Cantata Outubro, composta por Sergei Prokofiev nas comemorações dos 20 anos da revolução russa e que será interpretada pela Sinfonieta de Lisboa. A alusão a 1917 também estará em evidência na XV Bienal de Artes Plásticas que ocorre na Festa com a exposição “Arte e Revolução na Revolução de Outubro”, segundo informações do Avante!
 
A escolha do tema é no mínimo ousada e demonstra a força do PCP em Portugal. Todos sabemos quão fortes são os ataques e as desqualificações ao legado da Revolução Russa na grande maioria dos países do mundo. Em Portugal não é diferente, é intenso o debate sobre o tema da festa e o PCP tem sido acusado de saudosista e apologista da violência. Soma-se a esta, a crítica quanto a participação do Partido Comunista Colombiano, como referência indireta à relação com as FARC.
 
É admirável, portanto, a altivez política do PCP e a capacidade de reunir milhares de pessoas, jovens em especial, que aderem por livre e espontânea vontade a uma festa que evoca a Revolução Vermelha de 1917. É uma demonstração esperançosa de que é possível, nos dias de hoje, confrontar o discurso hegemônico que tenta apagar a importância da vitória de outubro, não só para a atrasada sociedade russa, mas para milhares de trabalhadores oprimidos de todo o mundo que a revolução inspirou a lutar por seus direitos.
  
Outros destaques da Festa, divulgados pelo Avante!, são a participação das organizações regionais do PCP, trazendo o artesanato e a gastronomia de cada cantinho do país. O Pavilhão Central com uma exposição sobre “Portugal com Futuro”. As homenagens ao músico generoso e militante comunista Adriano Correia de Oliveira. A XV Bienal de Artes Plásticas. O Avanteatro com apresentações de teatro e dança. O Espaço da Ciência e Tecnologias com a exposição “Ciência sobre Rodas: da roda ao TGV”. O Espaço Tecnologias de Informação e Comunicação com oficinas de demonstração, instalação e utilização de software livre. O Espaço da Juventude com o “Palco Novos Valores”. As atividades esportivas. E o Espaço Internacional com um espaço de debates e diversos stands de Partidos Políticos e Organizações de todo o mundo.
 
É no Espaço Internacional que se poderá encontrar, este ano, o cantinho do PCdoB na Festa do Avante! Não é a primeira vez que o partido participa, pois tem prestigiado a Festa já há alguns anos, sempre com uma delegação política de expressão e até com exposição de materiais e livros no stand da Editora Anita Garibaldi que já esteve na Feira do Livro e do Disco da Festa. Mas com um espaço próprio é a primeira vez.
 
No stand do PCdoB, propriamente decorado com a cara do Brasil, estarão em destaque os materiais do Vermelho, um dos sites de política brasileira mais acessados em Portugal, impressos, jornais e livros editados pela Anita. Além de botons, camisetas, cartazes e bandeiras. Para dar mais gostinho de Brasil haverá cachaça, caipirinha e caipifruta.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:04


1 comentário

De Kênia a 04.09.2007 às 17:30

OI Ana !!! td bem????vc tá mto chique tem até blog!!!mto legal tudo que escreveu!!!mtas sds de vc e da nossa Helena e de Melinda!! 1001 bjinhos carinhosos para as 3 mulheres muito fortes! da titia K

Comentar post



Cientista política e militante comunista. Altamira é uma homenagem à minha vó, Maria Prestes, e a todas as mulheres que, na luta por justiça e democracia, abdicaram do próprio nome.

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Setembro 2007

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30